Folha de S. Paulo


PM prende homem procurado por tentar roubar moto em SP; crime foi filmado

A Polícia Militar prendeu na tarde desta quarta-feira (11) um homem procurado por participar de um roubo a moto na Penha, na zona leste de São Paulo, em outubro. Na ocasião, o outro assaltante foi baleado por um PM que passava no local. A ação foi gravada por uma câmera acoplada ao capacete da vítima.

Leonardo Silva Barros Melo, 19, já havia sido identificado pela polícia. Nas imagens, ele aparece dirigindo a moto, de blusa azul escuro. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), ele foi encontrado por volta das 16h de ontem após uma denúncia anônima. A informação passada ontem aos policiais é que ele estaria em um bar que pertence ao pai dele, em Ermelino Matarazzo, também na zona leste de São Paulo.

Ao chegar no local, os policiais foram recebidos pelo pai do rapaz, em uma casa que fica no mesmo imóvel onde funciona o bar. Durante as buscas, Melo foi encontrado deitado na cama de seu quarto. Ele não reagiu, ainda segundo a SSP.

Reprodução
Assaltante aponta arma para vítima que teria sua moto roubada; policial que voltava do trabalho impediu o crime na zona leste de SP
Assaltante aponta arma para vítima que teria sua moto roubada; policial que voltava do trabalho impediu o crime na zona leste de SP

O CRIME

Em 12 de outubro, os dois assaltantes, que estavam em uma Honda Twister vermelha, abordaram um vigia de 35 anos, que seguia em sua Honda Hornet branca, no cruzamento das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Penha. Leonardo Escarante Santos, 18, que estava na garupa, aponta uma arma para a vítima e pede para que ele entregue o veículo. Ele obedece e entrega a moto.

Um PM fardado que voltava do trabalho desce armado de seu carro, que estava parado no sentido oposto da via e dá voz de prisão aos assaltantes. Ao ver o policial, o assaltante põe a mão na cintura e aponta o revólver calibre 38 para o PM, que faz dois disparos contra ele.

Atingido na perna e no abdômen, Santos foi socorrido ao Hospital do Tatuapé, onde passou por cirurgia e permaneceu internado por cinco dias. Em seguida, ele foi encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

O policial que baleou Santos e impediu a dupla de levar a motocicleta foi condecorado com a medalha Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau. Esse é o grau mais alto de honraria que a PM concede a profissionais que se destacam em atos de bravura.


Endereço da página:

Links no texto: