Folha de S. Paulo


Após manifestação, sem-teto apontam avanço em reunião com CDHU

Um grupo de sem-teto e representantes da CDHU se reuniram na tarde desta quarta-feira para discutir o problema de moradia de famílias que estão em 12 áreas ocupadas e correm o risco de serem removidas. Segundo o grupo, o encontro terminou de forma positiva.

"Foi encaminhada a liberação de recursos da Casa Paulista para viabilizar empreendimento que tenham sido aprovados pela Caixa. A CDHU também vai dar apoio técnico ao movimento em topografia e sondagem dos terrenos para elaboração de projetos de moradia", afirmou Guilherme Boulos, coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). Uma nova reunião está marcada para o dia 18.

Em nota, a CDHU afirmou que "todos os pontos apresentados pelos manifestantes já estão sendo atendidos. Em muitos casos, os processos são complexos e envolvem viabilização de terrenos, gestão de documentos, legislação e elaboração de projetos que atendam a requisitos para edificação".

A companhia afirmou ainda que as lideranças reivindicaram atendimento de aporte do Programa Casa Paulista para construção de novas moradias em áreas ocupadas no bairro do Campo Limpo e nas cidades de Santo André e Taboão da Serra, e acrescentou que o aporte do programa está garantido para 2014.

O protesto do grupo teve início no começo da manhã, no vão livre do Masp (Museu de Artes de São Paulo), e seguiu em passeata pela rua da Consolação, pelo viaduto do Chá, e depois seguiu para a CDHU. O grupo chegou a reunir 3.000 pessoas, segundo estimativa da PM, e bloqueou vias. Os organizadores do ato, porém, apontam que o número pode ter chegado a 10 mil.


Endereço da página:

Links no texto: