Folha de S. Paulo


É preciso mudar fiscalização de obras, diz especialista após desabamento

O engenheiro Moacyr Duarte, do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe/UFRJ, diz que a melhor forma de prevenir casos como o de Guarulhos é mudar a metodologia de fiscalização de obras nas prefeituras.

*

Folha - Por que há tanos desabamentos?
Moacyr Duarte - A fiscalização e o controle da obra são um processo, e desvios desse processo acarretam em desmoronamentos por causas diversas. O edifício Liberdade, no centro do Rio, desabou por modificações feitas depois de o prédio ficar pronto.
Impedir que as edificações caiam é um processo que começa em fiscalizar o exercício da profissão até submeter os projetos a um conjunto de normas. Ao longo disso, é preciso verificar se todas as normas estão sendo aplicadas.

Buscas por operário desaparecido já passam de 35 horas em Guarulhos
Pedreiro diz ter alertado sobre vigas e rachaduras em prédio que desabou
Construtora de edifício que desabou tem sede em padaria

Como fazer a fiscalização?
Não é somente ter indivíduos qualificados, é preciso sofisticar a metodologia, tanto em termos de como selecionar as amostras de edifícios como a forma de executar a fiscalização.

E sobre o material usado e a execução da obra?
No caso do edifício Palace 2, o projeto e a especificação da obra não tinham problemas, o que ocorreu foi que na execução usaram areia de praia no concreto.
A fiscalização é a verificação do cumprimento da norma. Deve ser feita, por exemplo, pegando os prédios de incorporadoras, eleger uma amostra aleatória e fiscalizar. Outra maneira é ver quem tem mais volume de obras e analisar a qualidade numa amostra. Ou por área que concentra mais obras irregulares.


Endereço da página:

Links no texto: