Folha de S. Paulo


Construtora de edifício que desabou tem sede em padaria

A construtora responsável pela obra que desabou em Guarulhos, na Grande São Paulo, tem endereço num prédio onde funcionam uma padaria, uma doceria, quatro residências, uma assistência técnica de TVs e uma papelaria.

No local onde deveria funcionar a sede da empresa, na Vila Maria (zona norte), inquilinos relatam que a Salema Comércio, Construções e Projetos Ltda nunca esteve ativa lá.

Pedreiro diz ter alertado sobre vigas e rachaduras em prédio que desabou

Dono da construtora, o engenheiro Fernando Salema foi responsável por 57 obras na Grande São Paulo nos últimos três anos, segundo o Crea-SP (conselho regional de engenharia).

Na manhã de ontem, uma placa afixada na fachada do prédio onde funcionaria a Salema indicava que as cartas deveriam ser entregues na padaria. O aviso foi retirado à tarde.

Segundo comerciantes que alugam o espaço, um funcionário do empresário recebe os aluguéis. Mas eles dizem que a sede não funciona no local. Uma das famílias diz morar na "sede" da construtora há dez anos.

O advogado da construtora, Maurício Flausino, disse que a empresa tem um escritório no local visitado pela Folha e tinha outro na obra que desabou.

Para Flausino, "determinar onde a empresa efetivamente funciona é o de menos". Segundo ele, a obra era fiscalizada por um mestre de obras e pelo dono da construtora. (FABRÍCIO LOBEL, ANDRÉ MONTEIRO E GIBA BERGAMIM JR.)


Endereço da página:

Links no texto: