Folha de S. Paulo


Rio instala placas para alertar sobre restrições a esportes e cães na areia

Uma placa sinaliza que a presença de cães na areia da praia é proibida. Outra indica que a prática de esportes à beira d'água não deve ocorrer entre 8h e 17h.

Os dois avisos, elaborados pela Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio, estão presentes na orla carioca desde hoje (3), data do início da Operação Verão 2014, que visa "ordenar as areias" da cidade.

Os fiscais do município começaram a instalar cem placas de madeiras que informam os banhistas sobre as duas restrições citadas acima.

Caso as regras sejam descumpridas, o banhista será orientado pela guarda municipal a seguir a determinação das placas. Não há multas estabelecidas para esses casos.

Na operação realizada ontem nas praias do Rio, os funcionários da prefeitura passaram a usar tablets para distribuir multas aos donos de barracas e ambulantes que trabalhavam de forma irregular.

O sistema começou a ser testado nesta terça e permite acesso imediato ao banco de dados da prefeitura. Desta forma, a secretaria espera agilizar a emissão de multas.

Para monitorar a orla carioca pelos próximos meses, a prefeitura destacou mais de 300 guardas municipais e agentes da Secretaria de Ordem Pública. As ações de fiscalização serão promovidas até mesmo durante a noite para detectar depósitos irregulares das mercadorias vendidas por barraqueiros ou ambulantes.

Divulgação
Placas que estão sendo instaladas nas praias do Rio orientam os turistas e moradores sobre a proibição de cães na areia
Placas que estão sendo instaladas nas praias orientam os turistas e moradores sobre a proibição de cães na areia

Endereço da página: