Folha de S. Paulo


'Só deu tempo de gritar', diz testemunha de desabamento

Enquanto tragava um cigarro na sacada de seu apartamento, a empresária Katia Cristina Silva, 51, foi surpreendida por um forte estalo e uma cena inesquecível. Ela presenciou o desabamento do prédio em construção na noite de ontem.

"Infelizmente eu vi, e só deu tempo de gritar: o prédio está caindo! Mas ninguém da minha casa chegou na sacada a tempo de ver o desabamento, só eu", disse à Folha a moradora da Vila Leonor, em Guarulhos (na Grande São Paulo).

Prefeitura diz que obra que desabou estava regular
'Começou a tremer e de repente veio tudo abaixo'
Imóveis próximos são desocupados em Guarulhos
Envie seu relato ou foto do desabamento

Segundo Katia, que mora há três décadas em um edifício a cerca de 200 metros do local do desabamento, os dois andares da base do prédio foram os primeiros a ruir.

"Eu ouvi um estalo. O primeiro e segundo andar desabaram bem rápido. Depois, a parte de cima também caiu, mas com uma inclinação para a frente. Tanto é que, depois do acidente, ficou muito entulho na rua", afirmou.

Katia disse que, depois do desabamento, ruas vizinhas à construção foram tomadas por uma nuvem de poeira.
Ela acredita ter sido uma das primeiras a acionar as equipes de resgate e a polícia.

A vizinha do local disse que estava espantada com a velocidade com que as obras seguiam. "Acho que essa construção começou há alguns meses. Os pedreiros saíam todos os dias umas 17h30, mas não parecia haver nada anormal", afirmou.

Silva havia tirado foto do prédio em construção um dia antes do acidente.

"Como a cidade está crescendo, a gente tem o hábito de fotografar as obras. Eu até comentei que a construção dele [prédio] estava atrapalhando a nossa visão", disse.

ENFEITES DE NATAL

Outro morador das proximidades, Fabio Pio, técnico em automação, contou ter ouvido um barulho quando também estava na sacada de seu apartamento, "colocando os enfeites de Natal".

"Escuto um enorme estrondo e uma grande nevoa vindo em minha direção. Comecei a filmar achando ser um acidente com caminhão, pela proporção do barulho."

Ele pensou ainda que poderia ter sido uma implosão. "Só me dei conta da dimensão quando chegou um helicóptero e os bombeiros."


Endereço da página:

Links no texto: