Folha de S. Paulo


Petistas e secretários de Haddad fazem ato em defesa de Donato

O PT reuniu nesta noite lideranças nacionais, deputados federais, estaduais e secretários da gestão Fernando Haddad (PT) para um ato em defesa do vereador Antonio Donato, ex-homem forte do prefeito.

O ex-secretário deixou o cargo após a Folha mostrar que Donato empregou o auditor fiscal Eduardo Barcellos, acusado de integrar a máfia do ISS.

Barcellos disse à Promotoria que pagava R$ 20 mil por mês quando ele era vereador, entre 2011 e o ano passado. Donato diz que é alvo de "mentiras absurdas" e que ajudou a desbaratar a quadrilha de auditores que dava descontos no ISS a construtoras em troca de propina.

Entre os "defensores da honra de Donato" estava o presidente nacional do partido, Rui Falcão. O prefeito Haddad, que estava em Paris até ontem, chegou ao evento por volta das 21h.

Jorge Araujo/Folhapress
Petistas e secretários do prefeito Fernando Haddad fazem ato em defesa do vereador Antonio Donato
Petistas e secretários do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, fazem ato em defesa do vereador Antonio Donato

Hoje, o prefeito teve agenda normal.

"Donato, guerreiro do povo brasileiro", gritaram militantes assim que Donato chegou ao evento, no Sindicato dos Engenheiros, no centro da cidade.

"Não vamos permitir que manchem a sua imagem. Querem derrubar tudo o que estamos construindo par atingir a gestão Fernando Haddad", disse o secretário de Subprefeituras, Chico Macena.

Em discursos, as lideranças criticaram o Ministério Público e a imprensa.

"Vivemos num país em que o Ministério Público tem viés político", disse o presidente da Câmara, José Américo.

Além das lideranças petistas, havia integrantes de partidos apoiadores, como PSB, PMDB, PTB e PC do B.

Esteve no evento boa parte do secretariado de Haddad: José Floriano (Habitação), Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência), Chico Macena (Subprefeituras), José de Filippi (Saúde), Osvaldo Spuri (Infraestrutura) Jilmar Tatto (Transportes), Eliseu Gabriel (Trabalho), Roberto Porto (Segurança Urbana) e Rogério Sotilli (Direitos Humanos).

DEFESA

O prefeito Fernando Haddad (PT) saiu em defesa de Donato durante discurso no Sindicato dos Engenheiros. Discursou por 14 minutos.

"Desde o ano passado, desde que deixei o ministério da Educação, Donato é a pessoa que mais me acompanhou", disse.

Ele disse que Donato foi quem ajudou a "levar uma quadrilha de vigaristas" à prisão.

Ele atacou Luis Magalhães, fiscal acusado de corrupção, que deu entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, dizendo que era viciado em sexo e que comprou carros e casas de luxo com dinheiro de propina.

Segundo o prefeito, Magalhães foi à TV para mostrar "seu apartamento luxuoso". "Quero que vocês visitem o apartamento de 50 metros do Donato lá no Campo Limpo [zona sul]", disse.


Endereço da página:

Links no texto: