Folha de S. Paulo


Dubai é a cidade eleita para sediar a Expo 2020; SP é eliminada na 1ª fase

A cidade de Dubai, localizada nos Emirados Árabes, foi eleita nesta quarta-feira a cidade-sede da Exposição Universal de 2020, a Expo 2020. A cidade de São Paulo teve apenas 13 dos 163 votos e foi eliminada ainda na primeira etapa de votação.

Ainda na fase, Dubai foi a primeira colocada, com 77 votos. Ekaterinburg (Rússia) teve 39 e Izmir (Turquia) 33 votos.

A votação começou por volta das 14h30 em Paris (11h30, no horário de Brasília ), durante assembleia do BIE (Birô Internacional de Exposições), órgão responsável pela organização das exposições universais. A disputa deve ocorrer em três turnos, com a eliminação do menos votado em cada rodada.

Antes, discursando em inglês pela manhã, o prefeito Fernando Haddad (PT) defendeu a diversidade da cidade de São Paulo --"construída por imigrantes" --e lembrou que seria a primeira vez que a Exposição Universal seria realizada na América Latina.

Jacques Demarthon/AFP
Gilberto Gil e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) participaram da cerimônia de escolha da cidade sede da Expo 2020
Gilberto Gil e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) participaram da cerimônia de escolha da cidade sede da Expo 2020

EXPO 2020

Realizado a cada cinco anos, o evento é considerado o terceiro mais importante em termos de impactos econômicos e culturais, atrás da Copa do Mundo e das Olimpíadas. As outras candidatas são Dubai (Emirados Árabes Unidos), Izmir (Turquia), e Ekaterinburg (Rússia).

A última Exposição Universal foi realizada em 2010 em Shangai (China) e teve um público estimado de mais de 70 milhões de visitantes.


Endereço da página: