Folha de S. Paulo


Acidentes, protesto e chuva fazem trânsito bater recorde em SP, diz CET

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que o trânsito recorde no período da manhã em São Paulo é reflexo da chuva e de 22 acidentes registrados em importantes vias da cidade. Ao meio dia, o trânsito foi três vezes maior que a média para o dia e para o horário na cidade.

Segundo a companhia, houve problemas nas marginais Tietê e Pinheiros, na Radial Leste, nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes e Marquês de São Vicente, entre outras. Para a companhia uma manifestação de vigilantes na região central também interferiu na circulação dos veículos na rua Líbero Badaró, viaduto do Chá, avenida Ipiranga, largo do Arouche, rua da Consolação e avenida Paulista.

Leonardo Soares/Folhapress
Transito carregado na marginal do rio Tiete, na altura da ponte das Bandeiras, sentido Castello Branco
Transito carregado na marginal do rio Tiete, na altura da ponte das Bandeiras, sentido Castello Branco

De acordo com a companhia, os agentes de trânsito estão nas ruas para melhorar o fluxo de veículo e orientar os motoristas. A CET recomenda aos motoristas que, se possível, utilizem o transporte público em seus deslocamentos.

No total, ao meio dia, 185 km de ruas e avenidas da capital paulista registraram congestionamento nesta segunda-feira. A média para o dia e para o horário é de 47 km de lentidão. A companhia monitora cerca de 5% da malha viária da capital.

De acordo com a CET, às 15h30 havia 144 km de lentidão na cidade. Apesar de menor que o pico do meio-dia, a lentidão verificada no horário ainda era três vezes superior ao usual, quando o congestionamento nas ruas e avenidas de São Paulo atinge 27 km.

O pior corredor continua sendo a marginal do Tietê, com 10,4 km de lentidão, sentido rodovia Castello Branco. O segundo maior congestionamento na cidade fica na Radial Leste, que por volta das 15h30, havia 8 km de lentidão, no sentido centro.

RECORDE

Com 156 km de ruas e avenidas congestionadas, a cidade de São Paulo bateu o recorde anual de lentidão no período da manhã nesta segunda-feira. Segundo a CET, a marca foi atingida às 10h. A CET considera o intervalo entre 7h e 10h para contabilizar os recordes.

Antes desta segunda-feira, a pior manhã no trânsito em São Paulo foi no dia 23 de setembro às 9h, quando as vias monitoradas pela CET registraram 151 km de congestionamento.

O recorde histórico foi registrado em 2012. No dia 23 de maio daquele ano, a cidade de São Paulo registrou 249 km de lentidão nas ruas e avenidas monitoradas pela CET.

No último dia 14, véspera de feriado da Proclamação da República, a cidade bateu o recorde histórico de lentidão no período da tarde, com 309 km de filas às 18h.


Endereço da página:

Links no texto: