Folha de S. Paulo


ONG recicla bikes para presentear crianças no Natal

A competição engrossou com a chegada de tablets, de brinquedos que falam e de videogames que simulam batalhas sanguinárias, mas ela, a magrela bicicleta, segue no topo dos desejos infantis para o Natal. É aí que surgem "Os Bicicreteiros".

Desde o ano passado, a ONG tem feito ações para arrecadar o "sonho de pedal" para o maior número possível de crianças carentes.

"Conseguimos cem doações no ano passado e devemos dobrar a quantidade neste ano. Recebemos muitos pais que trazem os filhos para entregar suas bicicletas. É muito emocionante", afirma André Pasqualini, 39, coordenador da organização.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
André Pasqualini, da ONG que reforma e doa bicicletas para crianças carentes; entidade espera doação de 200
André Pasqualini, da ONG que reforma e doa bicicletas para crianças carentes; entidade espera doação de 200 "magrelas"

MUTIRÃO

Até 15 de dezembro, os voluntários da ONG armam uma tenda no Largo da Batata, ao lado da estação Faria Lima do Metrô, na zona oeste de São Paulo, onde recebem as doações, das 8h às 16h.

O grupo também está ensinando crianças a usarem a bicicleta sem as rodinhas e a fazerem manutenção simples em suas magrelas.

As ações de arrecadação também acontecem em condomínios de São Paulo. Voluntários visitam os residenciais distribuindo panfletos e, depois, passam para recolher as bicicletas.

Após o período de recebimento, um mutirão vai fazer os reparos necessários para as bicicletas doadas, dentro de um espaço cedido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na estação Pinheiros.

"Temos gastos pequenos e os próprios voluntários vão arcando com eles. Usamos peças recicladas e materiais simples. Grande parte dessas bikes vão para crianças que as usarão para ir a escola e não apenas para lazer", diz Pasqualini.

SONHO MEU

Segundo levantamento dos Correios, que recebem, em média, 300 mil cartas direcionadas ao Papai Noel por ano apenas na Grande São Paulo, bicicletas estão entre os seis desejos mais frequentes das crianças que escrevem.

O engenheiro eletrônico Cleber Duranti, 48, doou e ajudou a reformar a própria bicicleta no ano passado.

"É ótima a sensação de perceber que é possível auxiliar alguém com algo que não tem mais uso para você."

A comunidade que vai receber as bicicletas neste ano ainda não foi definida, mas será do entorno da serra do Mar, segundo a ONG. A entrega deve acontecer no fim de semana antes do Natal, nos dias 21 e 22 de dezembro.

Outras informações da ONG e da campanha estão em www.osbicicreteiros.org.


Endereço da página:

Links no texto: