Folha de S. Paulo


Protesto por moradia tem tumulto e bombas em SP; suspeito de assalto é detido

Uma pessoa foi detida na noite desta sexta-feira (22) sob suspeita de roubar motoristas durante a manifestação que bloqueou a marginal Tietê no sentido Ayrton Senna, em São Paulo. O ato foi promovido pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), em apoio a ex-moradores da favela Estaiadinha.

Cerca de 200 pessoas participaram do protesto, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes pararam dois ônibus atravessados na pista, na região da ponte Orestes Quércia, conhecida como Estaiadinha, interrompendo o tráfego dos veículos. A chave de um dos ônibus foi jogada no rio.

Outros dois ônibus foram atravessados na pista da avenida do Estado, em um ponto próximo à marginal, bloqueando todos as faixas da via. Equipes da Força Tática e da Tropa de Choque foram mobilizadas para o local.

A polícia utilizou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que, segundo o capitão da PM Romildo Xavier, responderam com pedras, rojões e coquetéis molotov.

A avenida Presidente Castello Branco, no acesso à marginal Tietê, também foi bloqueada por entulho espalhado na pista. Segundo o capitão, vândalos aproveitaram a fila de carros para assaltar motoristas, que não tinham como sair dali.

Durante os confrontos, manifestantes correram para o conjunto habitacional Parque do Gato, ao lado da Estaiadinha. A Tropa de Choque continuou atirando bombas de gás lacrimogêneo dentro do condomínio para evitar que o grupo retornasse. A PM não tem informações de feridos.


Endereço da página: