Folha de S. Paulo


SP removerá 18 mil árvores para minimizar estragos no período de chuva

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (23) que fará a remoção de 18 mil árvores até o final do ano e a limpeza de 7.000 bocas-de-lobo para que a cidade esteja preparada para o período de chuvas.

A chamada Operação Chuvas de Verão ainda prevê a entrega, até dezembro, de 22 de obras de microdrenagem e de outras 11 até abril de 2014. Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 125 milhões para minimizar os impactos no período de chuvas.

Segundo a prefeitura, 14 secretarias estão envolvidas na operação. "Nossa tese é de que ainda lidamos mal com o verão. São Paulo se tornou uma ilha de calor. As tempestades tem sido intensas e cada vez mais frequentes. Isso significa que temos que nos preparar melhor " disse o prefeito Fernando Haddad (PT) durante a apresentação do projeto.

De acordo com a prefeitura, duas obras em pontos frequentes de alagamento nos bairros Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo já foram entregues completando 35 intervenções do gênero na cidade desde o começo do ano.

Também está dentro do plano obras de macrodrenagem de três córregos: Ponte Baixa, do Cordeiro e Sumaré.

Como forma preventiva a prefeitura ainda disse que vai entregar mais dez estações meteorológicas e mais de cem pluviômetros automáticos que serão operados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência).

PREVISÃO

A previsão para janeiro de 2014 é de chuva acima da média, segundo o instituto Somar. De acordo com os meteorologistas, a média para o primeiro mês do ano normalmente é de 240 mm de chuva na capital. Mas, a expectativa é que em janeiro do próximo ano ultrapasse 275 mm, ou seja, quase 15% acima da média.

De acordo com o meteorologista do Somar, Celso Oliveira, isso acontece porque as temperaturas da água do mar estão mais quentes. "Com a chegada das frentes frias, essas águas evaporam com mais rapidez, o que provoca mais chuva", explica.

Segundo ele, em janeiro deste ano a chuva foi abaixo da média quando foram registrado 165 mm de chuva. O meteorologista diz que nos últimos dez anos o maior volume de chuva registrado em janeiro ocorreu em 2011 com 495 mm.


Endereço da página: