Folha de S. Paulo


Choque vai policiar praias do Rio a partir deste fim de semana

O Batalhão de Choque da Polícia Militar e a Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da Polícia Civil vão patrulhar a orla carioca a partir deste fim de semana.

O Batalhão de Choque do Rio de Janeiro vem atuando nas manifestações e em outros eventos com multidões, como jogos de futebol. Se não estão em confronto direto, os policiais usam uma farda camuflada azul marinho e coturnos, o que pode dificultar a locomoção na areia das praias.

Rio implantará delegacia em praia e aumentará efetivo para evitar arrastão
Assaltantes aproveitam praia cheia para fazer arrastão no Rio

Quando há confronto, usam capacetes, escudos e uma espécie de armadura de plástico duro que protege ombros, braços e pernas. O armamento do choque consiste em escopetas que disparam balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Já o Core (Coordenadoria de Operações Especiais) é a força de elite da Polícia Civil do Rio. Os homens usam uma farda preta, atuam no combate ao tráfico de drogas e utilizam armas letais.

A medida foi anunciada hoje pela Secretaria de Segurança Pública, depois dos arrastões ocorridos nos dois últimos feriados -- nos dias 15 e 20 de novembro.

A decisão aconteceu após uma reunião do governador Sérgio Cabral (PMDB) com o secretário da segurança, José Mariano Beltrame, e representantes das polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal.

Na quarta, uma série de assaltos e correria nas praias do Leblon e Ipanema terminou com 15 pessoas detidas e oito autuadas por roubo, tentativa de roubo e desacato a autoridade. Duas crianças de dez anos foram apreendidas.

Beltrame disse que os arrastões causaram estranheza. "Isso não acontecia há sete anos. Vamos pedir auxílio a outros órgãos porque há envolvimento de menores e precisaremos de ajuda", disse.

Marcelo Carnaval/Agência O Globo
Policiais e guardas municipais tentam deter suspeitos de participar de arrastão no Arpoador; segurança nas prais será reforçada
Policiais e guardas municipais tentam deter suspeitos de participar de arrastão no Arpoador; 15 pessoas foram detidas

Endereço da página:

Links no texto: