Folha de S. Paulo


Árvore caída prende família por 12 horas dentro de casa em SP

Uma família ficou mais de doze horas presa dentro de casa após uma árvore cair em São Paulo. A árvore despencou na entrada da garagem por volta das 21h dessa quarta feira (20) na rua Antônio Magalhães, na Vila Guilherme, zona norte da capital.

Chovia forte quando a pedagoga aposentada Rosa Maria Soto Miret Nicoleti, 52, ouviu um forte barulho. "A princípio pensei que o telhado tinha desabado. Quando fui ver tinha uma árvore na frente de casa. Não conseguia sair de jeito nenhum", disse.

Este foi o começou de sua saga para tentar sair de casa. Ela mora com a mãe, de 90 anos, e mais dois filhos adolescentes.

De acordo com ela, foram necessárias várias ligações para que algum órgão público tomasse alguma providência. "Logo que eu vi a árvore caída liguei para a prefeitura. Fiz o protocolo e eles disseram que levaria até cinco dias para tirar a árvore. Eu falava: 'Não posso ficar cinco dias sem sair de casa' [...] não posso fazer nada senhora, dizia a atendente", contou a mulher.

Ela ligou para o Corpo de Bombeiros. "Senhora, a árvore esta caída? Sim, eu respondi. Então não podemos te ajudar. Só a prefeitura pode tirar", lembrou Rosa. A pedagoga ainda tentou mais uma vez, sem sucesso, com a prefeitura.

Foi então que a Defesa Civil foi acionada. "A Defesa Civil ajudou. Falou que iria falar com a prefeitura para agilizar meu caso", afirmou. Após três horas o telefone tocou.

"Era a prefeitura falando que meu caso seria o primeiro da fila no dia seguinte. Às oito horas teria uma equipe da prefeitura para tirar a árvore daqui. 24 horas é melhor que cinco dias né?", disse Rosa.

Pouco antes da 8h diversos profissionais da Subprefeitura da Vila Maria estavam a postos para "libertar" a família. O operador de motosserra Elias Santana, 50, estava lá. "A árvore tinha uns 4 metros e a remoção demorou pouco. Em uma hora já tiramos ela de lá. Para compensar a queda plantamos outra [árvore] no lugar", disse.


Endereço da página: