Folha de S. Paulo


Prefeitura diz que Bilhete Único Mensal pode beneficiar 862 mil pessoas em SP

O Bilhete Único Mensal pode beneficiar 861.742 pessoas que utilizam o transporte coletivo em São Paulo num primeiro momento. A estimativa foi divulgada hoje pela Prefeitura de São Paulo, durante o lançamento do cartão de integração entre ônibus, metrô e trens da CPTM.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo a SPTrans (empresa da prefeitura que gerencia o transporte), o número foi calculado com base nos usuários do Bilhete Único que tiveram gastos, em outubro, acima das novas tarifas mensais.

O preço do novo bilhete para fazer quantas viagens quiser durante um mês em ônibus municipais, no metrô e nos trens da CPTM será de R$ 230. Além da modalidade integrada, o bilhete mensal terá outras duas opções: apenas para ônibus ou apenas para o transporte sobre trilhos. Cada uma custará R$ 140.

A prefeitura diz que sua estimativa é conservadora, pois se baseia apenas nos passageiros que utilizaram o transporte em quantidade de viagens que compensaria a aquisição do cartão. O cálculo não inclui, por exemplo, passageiros que hoje não fazem mais viagens por falta de dinheiro.

A expectativa é que o número de usuários nos ônibus e no transporte sobre trilhos aumente sobretudo fora dos horários de pico e nos finais de semana.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) fizeram o anúncio da parceria na manhã desta quinta-feira (21). O bilhete começará a valer a partir do dia 30.

De acordo com a prefeitura, dos cerca de 141 mil passageiros cadastrados até hoje, só 60 mil poderão usar o cartão no primeiro dia de funcionamento do sistema. É que muitos dos cadastrados ainda não enviaram suas fotos nem escolheram a estampa do bilhete, o que impede a impressão.

A prefeitura diz que os cadastrados regularizados receberão e-mail nos próximos dias informando o local de retirada do bilhete, que será a partir do próximo dia 26.


Endereço da página:

Links no texto: