Folha de S. Paulo


Temperatura no feriado chega a 34,5ºC na zona leste de São Paulo

A temperatura máxima registrada na tarde desta quarta-feira (20) na cidade de São Paulo, Dia da Consciência Negra, foi uma das maiores do ano. Na zona leste, os termômetros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, chegaram a marcar 34,5°C no bairro da Penha às 16h.

Segundo os dados oficiais do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros do mirante de Santana, na zona norte, registraram 32,6ºC no mesmo horário, a marca mais alta do dia. A temperatura é próxima aos 34,2ºC registrados no mesmo local no dia 11 de novembro , o mais quente do ano.

O CGE tem vários termômetros espalhados pela capital paulista, ao contrário do Inmet, que possui apenas um na zona norte.

Com o forte calor, os paulistanos aproveitaram a folga no meio da semana para sair de casa. Os parques da cidade, principalmente os aquáticos, ficaram com movimento muito acima da média, segundo a prefeitura.

Segundo o CGE, a umidade relativa do ar oscilou em cerca de 40%, ainda considerado bom para a prática de esportes, e imagens de radar indicam ausência de chuva em toda a faixa leste do Estado de São Paulo.

Entre o fim da tarde e início da noite são esperadas chuvas que podem ter forte intensidade com trovoadas.

PREVISÃO

Na quinta-feira (21), a madrugada ainda será quente. Os termômetros em média ficam em torno dos 20ºC e durante a tarde atingem 32ºC. Os percentuais de umidade relativa do ar variam entre 38% e 90%.

Entre o fim da tarde e o início da noite as áreas de instabilidade se intensificam em função da aproximação de uma nova frente fria. As chuvas voltam a ocorrer na forma de pancadas com até forte intensidade e potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.

A passagem de uma frente fria na sexta-feira (22) pelo Estado de São Paulo vai provocar chuvas mais generalizadas desde a madrugada, e que se estendem até o fim do dia. O sistema também causa declínio das temperaturas. O amanhecer terá termômetros na casa dos 17ºC e a máxima dificilmente ultrapassa os 23ºC. Os percentuais de umidade relativa do ar ficam elevados e variam entre 60% e 90%.


Endereço da página:

Links no texto: