Folha de S. Paulo


Investigação não está focada em governos passados, diz Haddad

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse ontem que a Controladoria-Geral do Município, que investigou a máfia do ISS, não foi "criada para apurar gestões passadas".

"Até prefiro que ele [controlador] dedique mais tempo em supervisionar o que está acontecendo agora do que o foco em administrações antigas", afirmou Haddad.

ISS supera o IPTU como fonte de arrecadação
Irmão de secretário de Kassab fez negócio de 'gaveta' com fiscal

O petista fez a declaração após seu braço direito, o ex-secretário de Governo Antonio Donato, ter sido acusado de receber mesada de R$ 20 mil quando era vereador -conforme depoimento de um auditor hoje suspeito de participação na fraude ao ISS.

Donato, que nega a acusação, pediu demissão na semana passada, depois de a Folha revelar que esse auditor havia trabalhado na equipe do petista neste ano.

Diferentemente do novo discurso de Haddad, o ex-secretário declarou ao sair: "Essa é uma crise do governo passado, que precisa explicar como um esquema desses ficou oito anos aqui. Isso não é crise do nosso governo".

No último dia 9, Haddad também havia dito que assumiu a prefeitura das mãos de Gilberto Kassab (PSD) em "situação de descalabro" --sendo repreendido por petistas que defendem a aliança nacional do PT com Kassab.

Ontem, Haddad foi questionado duas vezes se acreditava na inocência de Donato, mas evitou responder diretamente. Ele disse que nem todos os envolvidos citados por testemunhas serão chamados para depor na Controladoria, mas somente aqueles que ainda são servidores.

Leia trechos da entrevista.

*

Pergunta - Como o sr. recebeu a denúncia contra Donato?

Fernando Haddad -Ele já respondeu, se afastou para se defender, temos que respeitar a decisão dele e aguardar a evolução das investigações.

A investigação centrou fogo em desmandos que ocorriam na gestão passada, mas acabou tendo que cortar na carne.

Eu não concordo com a afirmação de que nos centramos em episódios da gestão passada. A Controladoria está fazendo um trabalho de investigação da minha gestão. A Controladoria não foi criada para apurar gestões passadas. Por acaso, no cruzamento das informações do patrimônio de servidores, esse grupo foi localizado depois de ter acumulado R$ 80 milhões de patrimônio.

Isso significa corte na carne?

A essência da Controladoria é a independência político-partidário. A grande diferença é que o controlador não tem que pedir licença para investigar.

O próprio Donato havia dito que o foco eram as passadas.

Não. Absolutamente. Ele foi das pessoas que mais deu impulso a esse conceito de Controladoria.

O senhor acredita na inocência dele [Donato]?

O que eu digo é que a Controladoria é um patrimônio para a cidade, pois independe de governos. Até prefiro que ele [controlador] dedique mais tempo em supervisionar o que está acontecendo agora para nossa segurança do que o foco em administrações antigas.

Acredita na inocência de Donato?

O que eu testemunho, que é uma coisa importante de se dizer, é que só três pessoas da administração conheciam o andamento das investigações: o controlador, eu e o Donato. Porque a Controladoria não existia no começo de governo, ela foi abrigada na Secretaria de Governo.


Endereço da página:

Links no texto: