A Polícia Militar encontrou a estátua da personagem Mônica furtada na última sexta-feira da rua Oscar Freire, no bairro Jardins, em São Paulo. O boneco estava às margens de um córrego em um terreno baldio na região central de Guarulhos.
Segundo o soldado, Emilio Barbieri Ramirez, responsável por encontrar a peça, a estátua está em bom estado. "Só há alguns arranhões por conta do transporte. Consegui perceber, também, que há uma pequena rachadura na orelha do 'Sansão', coelhinho que a Mônica está segurando", disse Ramirez.
Uma equipe da perícia foi chamada para o local. O boneco será encaminhado para o 1º DP (Centro) onde depois será devolvido para o artista plástico Lobo, autor da peça. "Ela estava jogada neste terreno baldio e como o lugar não tem casa, não tem nada perto, acho difícil identificar quem deixou a Mônica aqui", afirmou.
Toda decorada com estrelinhas e com a cara de "seu pai" estampada no vestido, a obra é uma das 50 produzidas por artistas escolhidos por Maurício de Sousa, cartunista e que criou a personagem há 50 anos, inspirado na própria filha. A exposição urbana "Monica Parade" é para comemorar meio século de criação da baixinha dentuça.
As esculturas personalizadas foram espalhadas em todas as regiões de São Paulo, cada uma com uma versão diferente da Mônica. Na Oscar Freire, o local escolhido para colocar a obra foi em frente à lanchonete Frevo, na mesma região de lojas de luxo, como a Mont Blanc.
Foram necessários sete dias para que a obra, feita em fibra de vidro, com 1,60m e cerca de 15 kg, ficasse pronta para ser exposta. Para ser roubada, no entanto, bastaram menos de três horas na rua mais chique da cidade.
A Polícia Civil pediu imagens de câmeras de segurança aos comerciantes da rua Oscar Freire. Os vídeos servirão para a polícia identificar quem furtou uma estátua. Até o momento, ninguém foi preso.