Folha de S. Paulo


Para OMS, o Mais Médicos só é bom para o Brasil se for temporário

A diretora-geral-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde), Marie-Paule Kieny, disse nesta quarta-feira (13) que o Mais Médicos só é interessante para o Brasil se for um programa temporário.

Kieny afirmou que a "importação" de médicos estrangeiros deve ocorrer apenas enquanto o país prepara seus próprios profissionais.

Ministro da Saúde abre curso para 'exército de jalecos brancos' em Brasília

"A importação pode apenas ser uma etapa temporária como está planejado pelo governo do Brasil", afirmou a diretora-geral-assistente da OMS em entrevista durante o encerramento do terceiro Fórum Global de Recursos Humanos, em Pernambuco.

"O Brasil está planejando e de fato está recrutando médicos estrangeiros por um determinado período e, enquanto isso, coloca em prática outras medidas para ampliar a oferta de médicos e outros profissionais de saúde disponíveis no país", disse.

Esta é a segunda ressalva ao programa feita por uma autoridade internacional da área de saúde.

Na segunda-feira (11), a diretora da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Carissa Etienne, disse que o Mais Médicos é apenas uma política de curto prazo e que é preciso "muito mais" para alcançar a universalização da saúde no país.

"No Brasil, esse é apenas um começo, uma intervenção de curto prazo em que o Brasil desenvolva suas equipes médicas, seus médicos e outros trabalhadores de saúde, para se certificar de que eles possam atender as necessidades da população", disse.

"Não acredito que essa seja a única resposta para conseguir uma cobertura universal. A curto prazo, você tem médicos para a comunidade que não tinha nenhum médico. Mas, ao mesmo tempo, é preciso muito mais para ter uma cobertura universal", completou.

Apesar de a lei que institui o Mais Médicos estabelecer um prazo de três anos prorrogáveis por mais três para o intercâmbio, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, coordenador do programa, admitiu que a "importação" de estrangeiros pode se estender.

"Essa perspectiva [da necessidade de trazer médicos estrangeiros] não tem uma data estabelecida como uma data final. É uma coisa que o país vai avaliar, vai perceber o andamento das ações do programa", disse Sales.

DECLARAÇÃO DO RECIFE

Os 98 países presentes, inclusive o Brasil, se comprometeram nesta quarta-feira a melhorar a distribuição de profissionais de saúde por seus territórios na intenção de atingir a universalização da saúde.

Esse é um dos dez compromissos assumidos pelos signatários da Declaração do Recife, documento elaborado durante os quatro dias do terceiro Fórum Global de Recursos Humanos, coordenado pela OMS.

O Brasil é o 19º país das Américas no ranking de oferta de profissionais da saúde. São 31,4 profissionais para cada 10 mil habitantes, segundo relatório da OMS.

O país tem mais profissionais do que o mínimo recomendado pela organização (22,8 para cada 10 mil habitantes), mas ainda tem menos que os 34,5 por 10 mil que caracterizam uma cobertura universal da saúde.

De acordo com a OMS, 83 países têm menos que o mínimo recomendado e cem contam com menos que 34,5 profissionais para cada 10 mil habitantes, como o Brasil.

O Ministério da Saúde diz que pretende universalizar a saúde no Brasil em dez anos. A meta da OMS é 2035.

Os participantes do encontro assumiram dez compromissos para serem cumpridos em seus territórios.

O Ministério da Saúde afirmou que o Mais Médicos não é apenas um programa de importação de médicos, mas também prevê a criação de 11.447 vagas de graduação em medicina até 2018 e de 12 mil vagas de residência até 2017.

Além de melhorar a distribuição dos profissionais, se comprometeram a garantir a fixação da mão de obra em seus locais de trabalho, ampliar os sistemas de informação sobre profissionais de saúde para facilitar análises, traçar metas e estabelecer práticas inovadoras.

O documento também traz os compromissos de melhorar a formação e priorizar o desenvolvimento de mão de obra para a atenção à saúde primária.

A Declaração do Recife será levada à 67ª Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2014, em Genebra (Suíça).


Endereço da página:

Links no texto: