Folha de S. Paulo


Aurélio Miguel recebia dinheiro de fiscal, diz auditor à Promotoria

O auditor fiscal Eduardo Horle Barcellos disse, durante depoimento ao Ministério Público, que o vereador e ex-judoca Aurélio Miguel (PR) recebeu dinheiro para sua campanha eleitoral.

Segundo o servidor, suspeito de integrar o grupo que pode ter desviado pelo menos R$ 500 milhões do ISS da Prefeitura de São Paulo, o vereador recebia dinheiro de Ronilson Bezerra Rodrigues, apontado como chefe do esquema. Barcellos prestou o testemunho para a Promotoria em delação premiada.

Fiscais suspeitos no esquema do ISS buscaram se aproximar nas eleições, diz Donato
Análise: Prefeito é atingido por 'onda' do escândalo que imaginou surfar
Donato teve papel decisivo nas investigações, diz Haddad
Auditor fiscal de SP diz que pagava 'mesada' a secretário de Haddad
Outro lado: Denúncia é 'incoerente', diz Miguel

"Barcellos disse que, em determinada data, que conversou com o Ronilson e ele disse que tinha que trocar o número do celular porque havia muitas ligações do Aurélio Miguel [vereador]. Barcellos perguntou por qual razão tinha essa quantidade de ligações e o Ronilson teria falado que dava dinheiro para o Aurélio Miguel", disse o promotor Roberto Bodini.

Apesar do depoimento de Barcellos, o promotor disse que não pretende chamar Aurélio Miguel para prestar esclarecimentos, pois, segundo ele, não há indícios de sua participação com o caso de cobrança de propina para redução do ISS para grandes empreendimentos na cidade.

Luiz Carlos Murauskas - 6.jun.12/Folhapress
O vereador Aurélio Miguel, vereador em São Paulo pelo PR
O vereador Aurélio Miguel, vereador em São Paulo pelo PR

Por meio de nota, Aurélio Miguel disse que sua relação com Ronilson "se dá apenas e exclusivamente no âmbito institucional, na condição de vereador membro da Comissão de Finanças e Orçamento".

Segundo o vereador, "é incoerente tentarem apontar ligações escusas entre o vereador Aurélio Miguel e o funcionário público citado visto que em 2010, Aurélio representou a gestão Kassab e suas Secretarias de Habitação e Finanças ao Ministério Público Estadual por conta da falta de apuração quanto às irregularidades apontadas na CPI do IPTU no ano anterior".

Aurélio Miguel também nega ter recebido qualquer quantia para o financiamento de campanha por qualquer envolvido no esquema.

O vereador Aurélio Miguel, campeão olímpico entre os meio-pesados no Jogos de Seul (1988), também foi investigado pelo Ministério Público, em 2012, por suspeita de envolvimento no esquema comandado por Hussain Aref Saab, ex-diretor do Aprov, o departamento da prefeitura que libera construções na cidade. O vereador foi acusado de não incluir no relatório final da CPI do IPTU, presidida por ele, nomes de shoppings que teriam pago propina a Aref.

Uma das suspeitas é que o grupo acusado de fraudar o ISS também tenha fraudado o pagamento de IPTU.

EX-SECRETÁRIO

O promotor Bodini também disse, nesta quarta-feira, que o ex-secretário de Governo Antônio Donato deve ser ouvido pelo Ministério Público sobre o caso ISS. Segundo o promotor, não há uma data para que o ex-secretário seja intimado para prestar seu testemunho sobre o escândalo.

"Existe uma coincidência entre a data em que ele recebeu [o dinheiro] e o funcionamento do esquema [na prefeitura]". Donato foi acusado de ter recebido R$ 20 mil por mês do grupo de auditores para sua campanha eleitoral em 2012.

O dinheiro seria um "investimento futuro", já que havia a possibilidade de o PT vencer as eleições à prefeitura, o que acabou ocorrendo. O grupo de fiscais pretendia manter cargos na prefeitura.


Endereço da página:

Links no texto: