Folha de S. Paulo


Análise: Prefeito é atingido por 'onda' do escândalo que imaginou surfar

Com a queda de Antonio Donato da Secretaria de Governo, Fernando Haddad perde não só um dos integrantes do chamado "núcleo duro" de seu governo, mas também o responsável por quebrar a resistência interna no PT à decisão de Lula de fazê-lo candidato quando tinha apenas 3% nas pesquisas.

Não foi pequeno o papel do ex-presidente municipal do PT na campanha. Não só aproximou o candidato do partido como "apresentou" a ele as especificidades da política paulistana, na qual Haddad era calouro.

Suspeitos no esquema do ISS buscaram se aproximar nas eleições, diz Donato
Auditor fiscal de SP diz que pagava 'mesada' a secretário de Haddad
Donato teve papel decisivo nas investigações, diz Haddad

Teve papel central na montagem do governo, fator, aliás, que contribuiu para o seu desgaste, já que coube a ele apresentar a secretários igualmente neófitos em gestão pública, como Marcos Cruz (Finanças), pessoas para cargos de confiança.

Haddad estava disposto a bancar Donato quando começaram a aparecer os primeiros indícios de ligação entre ele e a máfia dos auditores fiscais, descoberta da Controladoria Geral do Município na qual o prefeito imaginou que surfaria, mas em cuja onda acabou também arrastado.

Ontem, quando o secretário de Governo anunciou sua decisão de deixar o cargo para apresentar sua defesa da Câmara, Haddad não foi enfático em tentar dissuadi-lo.

Aliados próximos ao prefeito lembram que esse tem sido seu estilo desde que denúncias sobre o Enem, em sua gestão no Ministério da Educação, também derrubaram auxiliares próximos.

Justamente por isso, os haddadistas mais fieis --que não são os políticos petistas, é importante frisar-- não acreditam que o prefeito vá colocar panos quentes nas implicações políticas da investigação sobre a gestão de seu antecessor, Gilberto Kassab, aliado prioritário para a reeleição de Dilma Rousseff.

Quando falou que embaraços políticos não suplantam o ganho ético da apuração, o prefeito não estava blefando, para perplexidade do PT.


Endereço da página:

Links no texto: