Folha de S. Paulo


Mais 150 médicos cubanos desembarcam em SP

Mais 150 médicos cubanos desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (11). Os profissionais irão preencher as vagas ociosas da segunda etapa do programa federal Mais Médicos. Até o fim desta semana, outros 150 cubanos chegarão na capital paulista.

Os médicos ficarão hospedados em hotéis no centro de São Paulo por três semanas. Nesse período, irão fazer o curso de acolhimento e avaliações sobre saúde pública e língua portuguesa. Em dezembro, seguem para as cidades selecionadas pelo programa.

No Brasil pela primeira vez, o cubano Rafael Alvarez Alba, 47, diz que a experiência será oportuna para que ele aprofunde seu conhecimento sobre a cultura e a medicina local. "Cuba e o Brasil têm bastante doenças semelhantes. Agora poderei me aprofundar mais nas transmissíveis que são típicas daqui."

De acordo com o Ministério da Saúde, 3.000 médicos cubanos devem desembarcam no país até o fim da próxima semana. Além de São Paulo, eles chegam em Vitória (400), Belo Horizonte (192), Fortaleza (236) e Brasília (1.872). Segundo a pasta, com a chegada deste grupo o programa encerrara o ano com mais de 6.000 médicos atuantes.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Médicos cubanos desembarcam em Cumbica, na Grande SP; grupo vai passar por curso de treinamento antes de começar a trabalhar
Médicos cubanos desembarcam em Cumbica, na Grande SP; grupo vai passar por curso antes de começar a trabalhar

Endereço da página: