Folha de S. Paulo


Ciclovia da marginal tem trecho fechado a partir de hoje

A interdição da ciclovia na marginal Pinheiros começa hoje. A via exclusiva para bicicletas deve ficar fechada entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta por dois anos, para a construção do monotrilho da linha 17-ouro.

O Metrô, responsável pela obra, afirma que vans atenderão os ciclistas nos 4 km bloqueados. Os veículos terão carreta para as bicicletas.

O serviço deve durar três meses, até que seja feita uma nova ciclovia do outro lado do rio, com 5 m de largura e cerca de 8 km de extensão, da ponte João Dias até a Cidade Jardim. Será instalada no traçado de via já existente.

Essa via é atualmente usada para serviços da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e será compartilhada com os ciclistas após reforma e sinalização. A mudança foi aprovada por cicloativistas, afirma o Metrô.

Fabio Braga/Folhapress
Obras em trecho da ciclovia da marginal Pinheiros faz ciclistas usarem vans para passar pelo local interditado
Obras em trecho da ciclovia da marginal Pinheiros faz ciclistas usarem vans para passar pelo local interditado

Haverá um acesso exclusivo para ciclistas na ponte João Dias, com uma escada e uma canaleta para subir com as bicicletas. Do outro lado do rio, será feita uma rampa pavimentada.

Na outra extremidade do desvio, na ponte Cidade Jardim, serão colocados acessos semelhantes, que terão controladores e funcionarão no mesmo horário da ciclovia da CPTM: das 5h30 às 19h30.

A ciclovia, inaugurada em fevereiro de 2010, recebe cerca de 600 ciclistas nos dias úteis e 4.000 nos fins de semana. No trecho interditado passam 200 bicicletas nos dias de semana e 2.000 aos sábados e domingos.


Endereço da página: