Folha de S. Paulo


Moradores reclamam de demora dos bombeiros para atender incêndio em SP

Vizinhos dos prédios atingidos pelo fogo na academia SmartFit, no centro de São Paulo, reclamam que os bombeiros demoraram muito para chegar ao local.

O zelador, Rene Teodose, 37, que mora em um prédio comercial ao lado de um dos edifícios atingidos, disse que estava dormindo quando começou o incêndio na academia.

Segundo Teodose, a mulher o acordou e ele imediatamente começou a gritar de uma sacada para os moradores do prédio residencial deixarem o local. " Fiquei rouco de tanto gritar, mas se não fosse por mim muita gente teria morrido intoxicada pela fumaça", disse o zelador.

Bombeiros resgatam cachorros de incêndio no centro de SP
Homem tenta se jogar de prédio durante incêndio em SP

O desespero de Teodose era tanto que ele tentou apagar o fogo usando um hidrante do prédio, mas depois desistiu e passou a utilizar uma mangueira jogando água da sacada do edifício para tentar apagar o fogo.

" De repente a fumaça cobriu tudo e ninguém viu mais nada, se os bombeiros tivessem chegado naquele momento que tentei apagar o fogo a academia não estaria destruída", afirma.

Editoria de Arte/Folhapress

O capitão do Exército, Rodrigo da França Mesquita Lopes, 35, que mora em um prédio na rua Boticário, quase em frente à academia onde começou o incêndio, também reclama que os bombeiros demoraram para chegar." Liguei para os bombeiros e eles demoraram uns 20 minutos para chegar", disse.

Os bombeiros contestam a versão dos moradores da região e dizem que quando as pessoas estão em uma situação de risco o tempo de espera parece maior que o real.

O comandante Roberto Rensi Cunha, dos Bombeiros Metropolitanos, afirma que a corporação recebeu a primeira chamada à 1h01.

" No deslocamento e chegada ao local do incêndio foram gastos entre 8 e 9 minutos", garante o comandante.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: