Folha de S. Paulo


Incêndio atinge prédio na região central de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da academia SmartFit na esquina da rua do Boticário com a avenida Ipiranga, no centro de São Paulo na madrugada desta sexta-feira. O fogo atingiu também um prédio residencial localizado ao lado do estabelecimento.

O incêndio foi controlado por volta das 3h, mas os bombeiros ainda trabalham no local contendo pequenos focos de fogo. A Defesa Civil diz esperar poder entrar no prédio apenas às 10h para uma vistoria.

Segundo os bombeiros, o fogo começou em uma academia recém-inaugurada e alcançou um prédio vizinho. A fumaça espalhada pelo vento chegou a outros edifícios da região e forçou diversos moradores a irem para a rua, onde acompanham o trabalho dos bombeiros.

Segundo dados da Defesa Civil, o prédio atingido possui 146 apartamentos e alguns moradores ainda precisam ser retirados. A academia estava vazia no momento em que o fogo começou.

Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, afirmou que um dos problemas enfrentados no resgate é a comunicação. Muitos estrangeiro, entre eles chineses, bolivianos e peruanos, vivem no local e não entendem as ordens dadas por bombeiros. Alguns se recusavam a abrir as portas com medo de assalto.

Os bombeiros estão no local com 45 viaturas e 150 homens. Segundo a instituição, ao menos 50 pessoas que inalaram fumaça foram atendidas em um posto de socorro montado na avenida Ipiranga. Destas, 30 foram encaminhadas a hospitais. A vítima mais grave foi um idoso que sofreu queimaduras de segundo grau.

Um bombeiro também foi atendido após cortar a mão.

Uma família que vive no quarto andar de um dos prédios atingidos foi resgatada com o auxílio de escada Magirus do corpo de bombeiros. Homem, mulher e criança pareciam assustados e chegaram a ameaçar se jogar da janela. Os três saíram do local carregando malas de viagem e não quiseram falar com a imprensa.

Carros da polícia e do SAMU também estão no local. Técnicos da Comgás já desligaram o sistema de gás do edifício.

A CET interditou a av. Ipiranga a partir do cruzamento com a rua Cásper Líbero até a av. São João.


Endereço da página:

Links no texto: