Folha de S. Paulo


Elza Furtado Gomide (1925-2013) - Primeira doutora em matemática formada pela USP

A sala da professora Elza Gomide, no Instituto de Matemática e Estatística da USP, estava sempre aberta, estivesse ela ou não lá dentro.

Quando o local estava vazio, os colegas simplesmente entravam para pegar um livro emprestado ou ler os jornais. Já quem a encontrava por lá aproveitava para conversar ou pedir algum dos seus sábios conselhos.

Para os docentes do IME, aquela porta destrancada simbolizava o pensamento aberto e criativo de Elza.

Totalmente dedicada à vida acadêmica, foi a primeira doutora em matemática formada pela Universidade de São Paulo, em 1950.

Na sala de aula, era conhecida por falar baixinho e por sua rigidez. No entanto, por causa de suas opiniões fortes, costumava ser mais durona com os próprios colegas.

Na reforma universitária de 1970, quando o IME foi fundado, Elza, então chefe do Departamento de Matemática, contribuiu de forma significativa para que o instituto fosse o formador de professores e pesquisadores que é hoje.

Participou da criação da Sociedade de Matemática de São Paulo e na transformação dessa em Sociedade Brasileira de Matemática.

Mesmo após sua aposentadoria, em 1995, continuou a contribuir com a USP, enquanto sua saúde lhe permitiu.

Muito culta, gostava de música, teatro e artes plásticas, meio que frequentou desde pequena. Era sobrinha dos artistas plásticos Antonio Gomide e John Graz. Já a paixão pela matemática ela herdou do pai e do avô paterno, professores da disciplina.

Na época da ditadura, acolheu em sua casa perseguidos políticos, incluindo o irmão de uma professora do IME.

Morreu no dia 26, aos 88 anos. Deixa dois sobrinhos.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página: