Folha de S. Paulo


Ciclistas ganham praça com equipamento para manutenção de bikes

Os ciclistas de São Paulo ganharam neste mês um espaço para manutenção gratuita de suas bikes. Foi instalada uma torre com calibrador e outras ferramentas para ajuste e conserto de bicicletas na praça localizada no cruzamento entre a avenida Hélio Pellegrino e a rua Nova Cidade, na Vila Olímpia (zona oeste).

O espaço funciona como uma espécie de oficina mecânica "self-service" para os ciclistas, que também conta com paraciclo --estacionamento para as bikes. Inicialmente, o equipamento estará disponível apenas aos finais de semana, das 8h às 18h.

"Nosso objetivo é disponibilizar, em pouco tempo, este serviço para todos os dias da semana", diz Alexandre Frankel, idealizador da Bike Point, inspirado em cidades norte-americanas e europeias, que já disponibilizam ferramentas para seus ciclistas.

Aos domingos haverá uma pessoa no local orientando e auxiliando os ciclistas em como usar as ferramentas, caso se deparem, por exemplo, com um pneu furado.

O espaço é mantido pela incorporadora Vitacon, que possui autorização da prefeitura, pelo programa "Adote uma praça", para instalar o equipamento no local.

Na opinião do analista de tecnologia Rodrigo Vicentin, 34, que usa sua bicicleta para ir ao trabalho três vezes por semana, a iniciativa é valida. "Falta muito investimento em infraestrutura na cidade para quem anda de bike", diz.

Bruno Poletti/Folhapress
Ciclistas contam nos fins de semana com espaço gratuito para calibrar o pneu e fazer a manutenção da bicicleta
Ciclistas contam nos fins de semana com espaço gratuito para calibrar o pneu e fazer a manutenção da bicicleta

Endereço da página: