Folha de S. Paulo


Prefeitura do Rio inicia demolição do elevado da Perimetral

A Prefeitura do Rio iniciou a desmontagem do elevado da Perimetral, viaduto localizado na zona portuária que era uma das principais vias de acesso ao centro da cidade e que será implodido no próximo dia 17.

A demolição de dois trechos de 40m e a retirada de massas de asfalto foram as primeiras ações posteriores ao fechamento do elevado, realizado na noite de sábado.

No início da manhã de ontem, foi aberto ao tráfego de veículos o trajeto paralelo à Via Binária do Porto, de 3,5 km de extensão, principal alternativa aos motoristas durante o período de demolição da Perimetral.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) esteve na área ontem e pediu aos cidadãos que tenham paciência com o impacto da obra no trânsito.

"Queremos reforçar o apelo para que as pessoas entendam que teremos uma semana complicada. A gente pede ao cidadão que procure utilizar o transporte público ou a carona solidária", disse Paes.

O elevado da Perimetral, de cerca de 5,2 km, liga o centro do Rio à avenida Brasil e à ponte Rio-Niterói, principais acessos à cidade.

Sua demolição é parte da remodelação da zona portuária da cidade, que ganhará túneis subterrâneos para automóveis, um grande passeio público e espaço para um VLT (veículo leve sobre trilhos). O projeto tem sido alvo de críticas de especialistas em mobilidade urbana e de adversários políticos de Paes, entre os quais o vereador e ex-prefeito Cesar Maia (DEM).


Endereço da página: