Folha de S. Paulo


Policiamento é reforçado após morte de soldado em favela com UPP

O coordenador das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), o coronel Frederico Caldas determinou o reforço no policiamento na região do complexo do Alemão, zona norte do Rio. Na noite de sábado, o soldado Melquizedeque dos Santos Basílio, 29, foi baleado e morreu em um confronto com homens armados de fuzis na localidade patrulhada pela UPP Parque Proletário, uma das quatro instaladas na comunidade.

Além do policial, outras duas pessoas sendo um adulto e um menor também foram baleados, mas não correm risco de morrer. A Polícia Civil investiga se essas pessoas foram vítimas de balas perdidas ou se estavam no confronto que matou o policial.

Santos estava há um ano e meio na Polícia Militar do Rio. Ele voltou de férias na sexta-feira um dia antes de falecer. O sepultamento do policial está marcado para hoje, às 16h, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste do Rio.

Apesar de ocupado desde 2010 pelas forças de segurança do estado do Rio, primeiro pelo Exército e a partir de abril de 2012 com UPPs, a região dos complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro, são apontadas como as áreas de maiores problemas para o projeto UPP.

A região do complexo de favelas era a antiga base do Comando Vermelho, facção criminosa expulsa com a ocupação. Com base em investigações das polícias Civil e Federal, os traficantes parecem tentar retomar o território. Não faltam relatos de fuzis em áreas da comunidade e lá tem ocorrido constantes confrontos entre PMs das UPPs e criminosos armados.


Endereço da página: