Folha de S. Paulo


Após fim de tremores, Defesa Civil do RN orienta moradores a ficar em casa

A Defesa Civil do Rio Grande do Norte orientou os moradores da cidade de Pedra Preta (101 km de Natal) a permanecer em casa, após o fim dos tremores de terra que atingiram a cidade na sexta-feira (1º).

O município foi atingido por uma série de tremores de baixa intensidade que assustaram a população. O mais forte chegou a 3,7 na escala Richter, segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Josenildo Acioli.

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ainda ontem foi sentido outro tremor na cidade.

Apesar disso, os moradores foram orientados pela Defesa Civil a permanecer em casa. Segundo Acioli, após vistoria e acompanhamento, os técnicos consideraram que não há risco para pedir o abandono dos locais.

Acioli diz ainda que há um plano de emergência feito em conjunto com Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e secretarias estaduais para atender à população caso um abalo mais grave atinja a cidade.

FALHA GEOLÓGICA

O professor e coordenador do laboratório da UFRN, Aderson Nascimento, explica que os abalos ocorrem porque há uma falha geológica na área de Pedra Preta que está se reativando. Segundo ele, não foi registrado nenhum tremor neste sábado (2).

Nascimento afirma que não se pode descartar a possibilidade de tremores mais fortes atingirem o local, pois a falha pode crescer ao longo do tempo. Ele explica que os movimentos estão sendo monitorados e a orientação para os moradores, por ora, é que tentem se proteger da queda de objetos, como telhas, no caso de novos abalos.

Segundo o governo estadual, um laudo está sendo feito por técnicos da Secretaria de Infraestrutura para subsidiar a prefeitura sobre a necessidade de reformas em casas que ficaram com rachaduras.


Endereço da página: