Folha de S. Paulo


Rota prende membro de facção e apreende grande quantidade de drogas em SP

Policiais da Rota (Tropa de elite da Polícia Militar) prenderam duas pessoas e apreenderam uma grande quantidade de drogas em uma casa do Jardim Brasil, zona norte de São Paulo. Um dos membros, segundo os policiais que participaram da ocorrência, faz parte da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

No local, a polícia encontrou cerca de 60 kg de cocaína, 300 kg de maconha e 639 comprimidos de ecstasy. Ainda foram apreendidos R$ 41 mil em dinheiro, 11 balanças de precisão, duas submetralhadoras, duas pistolas, dois revólveres e cinco coletes à prova de balas.

Segundo o capitão Vergílio, que comandou a operação na tarde desta quarta-feira, o membro do PCC preso tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas. Ele seria o dono da droga encontrada. O homem detido com ele seria o seu "braço direito" e também tem antecedentes criminais.

O local fica na região onde ocorreu um protesto na segunda-feira (28), que terminou com seis ônibus e três caminhões destruídos, além de uma pessoa baleada e lojas saqueadas. Comerciantes disseram que criminosos exigiram que os comércios ficassem fechados até o fim desta semana. Aulas também foram suspensas em algumas escolas --mesmo com o aumento do efetivo policial. Porém, o comandante da operação disse que os suspeitos não têm ligação com os protestos.

De acordo com os policiais que participaram da ocorrência, a ação ocorreu após a denúncia de um homem que estava foragido. A intenção do preso era trocar a informação de onde funcionava um ponto de tráfico pela sua liberdade.

Os policiais chegaram ao local, na rua Alto do Paraguai, por volta das 16h30. Cinco pessoas conseguiram fugir pelo telhado da casa assim que perceberam a aproximação da PM.

A Folha revelou que a polícia investiga a suposta participação de integrantes do PCC na organização dos protestos violentos na área do Jaçanã desde domingo, após a morte de um adolescente pela PM.


Endereço da página:

Links no texto: