Folha de S. Paulo


Beagles recebiam tratamento adequado, afirma advogado de instituto

O advogado do Instituto Royal defendeu nesta terça-feira (29) que os cães utilizados em laboratório estavam em "ambiente adequado de tratamento", além de terem momento para "recreação".

"Acredito que a sociedade pode e deve discutir a questão do teste em animais, mas gostaria de deixar muito claro que tudo o que é feito nas dependências do instituto hoje é feito na mais absoluta ordem e legalidade", disse Alexandre Domingues Serafim em audiência pública na comissão de meio ambiente da Câmara dos Deputados.

Maioria reprova cães como cobaia, mas apoia ratos, diz Datafolha

Há pouco menos de duas semanas, ativistas retiraram 178 cães da raça beagle e coelhos de um laboratório do Instituto Royal, em São Roque (SP). Os manifestantes acusaram o laboratório de maus-tratos. O instituto, por sua vez, classificou a atitude como "terrorismo".

Sob vaias e gritos de ativistas, Serafim argumentou que o instituto possui uma comissão de ética sobre uso de animais há quatro anos e argumentou que perícia do Ministério Público local realizada recentemente não identificou irregularidades no local.

Ele também criticou a ação dos manifestantes e apontou a ação como justificativa para a ausência de representantes da Royal - a diretora-geral do instituto, Sílvia Ortiz, estava entre as convidadas da audiência.

"Infelizmente não foi possível os membros do instituto estarem aqui. O instituto foi invadido e depredado, virado do avesso, de ponta cabeça. Hoje eles estão totalmente [empenhados em] recuperar ou tentar fazer um inventário de todas as perdas com a violência que foi praticada", afirmou.

A fala do advogado foi rebatida pela presidente da Uipa (União Internacional Protetora dos Animais), Vanice Orlandi.

"Não é verdade que o tratamento é bom. (...)Os latidos dos cães são tão incessantes que os funcionários usam protetor de ouvido e, junto com o odor das fezes, formam um ambiente extremamente estressante aos animais", disse.

"ANIMAIS FELIZES FAZEM BOA CIÊNCIA"

Professores de medicina veterinária também foram convidados a participar do debate. Professor de medicina veterinária da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Stelio Pacca Luna, ponderou que o uso de cobaias é importante para o desenvolvimento de vacinas, cirurgias, próteses e transplantes.

Ele ponderou, no entanto, que é possível dispensar o uso de animais no teste de produtos cosméticos.

"Animais felizes fazem boa ciência. A ciência não seria bem feita [com animais vítimas de maus tratos]. Quem publica lá fora, em boas revistas, tem que fazer ciência com animais com um mínimo de bem estar. Isso não significa que não haja sofrimento", disse.


Endereço da página:

Links no texto: