Folha de S. Paulo


Av. Paulista tem velocidade reduzida para 50 km/h a partir de hoje

Os motoristas que trafegam pela avenida Paulista, na região central de São Paulo, precisam ficar atentos com as mudanças no limite de velocidade da via. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) reduziu hoje (28) de 60 km/h para 50 km/h a velocidade máxima permitida.

Segundo a CET, a medida visa a reduzir os números de acidentes e atropelamentos e garantir mais segurança a pedestres e ciclistas. Aos domingos, a velocidade já cai a 40 km/h, das 7h às 16h, enquanto funciona a ciclofaixa na avenida.

Em 2012, ocorreram 106 acidentes na avenida Paulista-- 32 atropelamentos. Dos 74 acidentes restantes, dois foram com bicicletas. Três pessoas morreram na via e outras 122 ficaram feridas.

Ao todo, 57 placas para informar os motoristas sobre a mudança no limite de velocidade serão instaladas. Faixas também serão colocadas.

A CET diz que os motoristas que excederem a velocidade não serão multados nos primeiros dias. A companhia não informou quando a fiscalização deve começar.

A previsão é que a arrecadação com multas aumente 28,6% no próximo ano. Pela proposta de Orçamento enviada à Câmara, esse valor deve atingir R$ 1,2 bilhão, ante os R$ 925 milhões de 2013.

CENTRO

Na segunda-feira (21) da semana passada, a gestão Fernando Haddad (PT) reduziu também a velocidade de vias do centro de São Paulo. O limite máximo permitido passou a ser de 40 km/h no interior da área chamada de Rótula Central --anel viário no entorno do centro velho da capital paulista.

Com extensão de 5 km, esse anel inclui avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e os viadutos 25 de Março e Nove de Julho.

Até então havia limites variados. Nas faixas exclusivas de ônibus que compõem a rótula, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.


Endereço da página: