Folha de S. Paulo


Governo vai investigar operadora da Fifa por suspeita de cartel

O governo federal vai investigar as diárias de quartos de hotel reservadas pela operadora de turismo da Fifa, responsável pelo comercialização de pacotes para a Copa do Mundo de 2014.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24) em reunião na Casa Civil, que coordena comitê criado na semana passada para monitorar os preços e a qualidade de serviços que serão oferecidos durante o evento.

Segundo o governo, o objetivo é verificar se existe formação de cartel na venda de pacotes para o mundial, o que limitaria a concorrência e elevaria os preços.

A Match tem exclusividade junto à Fifa para comercializar pacotes de turismo durante a Copa. O foco da empresa é vender hospedagens para turistas internacionais, que compram necessariamente por meio dela, conforme o preço estabelecido pela entidade, diárias em hotéis.

Para verificar irregularidades, diz o governo, órgãos de defesa do consumidor e de garantia do direito da concorrência irão cruzar a disponibilidade de quartos na rede hoteleira com a quantidade reservada pela Match em cada cidade-sede.

Caso seja constatada formação de cartel, isto é, acordo entre a rede hoteleira e a empresa ligada à Fifa, o governo estudará medidas para coibir a prática.

A Folha entrou em contato com a Fifa na tarde desta sexta-feira (25), mas, até a última atualização desta reportagem, não tinha recebido resposta.

AÉREAS

Foi marcada para a próxima quinta-feira uma reunião no Ministério da Justiça com as principais companhias aéreas. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Moreira Franco (Aviação Civil) discutirão preços, sobretudo na época da Copa do Mundo.

A reunião já havia sido marcada antes da criação do comitê de monitoramento, com vistas a coibir preços abusivos das empresas.

Já o grupo deverá se reunir novamente só em 29 de novembro, quando estarão definidos os sorteios de ingressos.


Endereço da página: