Folha de S. Paulo


Criação de novo partido amplia número de aliados de Haddad para votar IPTU

A criação do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) garantirá pelo menos mais três votos a favor do reajuste do IPTU. O partido foi criado por Ari Friedenbach, que conseguiu levar junto com ele Noemi Nonato e Massataka Ota -- ambos deixaram o PSB.

Ontem, vereadores da base aliada se rebelaram e a gestão petista não conseguiu reunir os 28 dos 55 votos necessários para aprovação do aumento, conforme queria Haddad. A votação foi adiada e poderá ocorrer hoje.

Bancada petista 'caça' votos para aprovar o IPTU na tarde de hoje
Vinícius Mota: A derrama do IPTU
Análise: Reajustes em série expõem Haddad a risco político

Friedenbach saiu do PPS, partido que tem um opositor ferrenho de Haddad: Ricardo Young --o que o colocava em situação desconfortável. Eles vinham votando de maneira oposta os projetos do prefeito. Se Young era sempre contra, Friedenbach era sempre a favor, ou optava por se abster de votar.

Já os dois do PSB já eram contados como integrantes da base aliada, até que Eduardo Campos oficializou que vai disputar a presidência, sendo assim adversário de Dilma Rousseff (PT).

Assim, integrantes do PSB podem deixar seus cargos na administração, caso de Eliseu Gabriel, vereador que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.


Endereço da página:

Links no texto: