Folha de S. Paulo


Velocidade na av. Paulista será reduzida de 60 km/h para 50 km/h

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a velocidade máxima permitida na avenida Paulista será reduzida de 60 km/h para 50 km/h nos próximos dias. A data que a mudança será feita ainda não foi definida.

Ontem, a gestão Fernando Haddad (PT) reduziu também a velocidade de vias do centro de São Paulo. O limite máximo permitido passou a ser de 40 km/h no interior da área chamada de Rótula Central --anel viário no entorno do centro velho da capital paulista.

Editoria de arte/Folhapress

Com extensão de 5 km, esse anel inclui avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e os viadutos 25 de Março e Nove de Julho.

Até então havia limites variados. Nas faixas exclusivas de ônibus que compõem a rótula, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.

Por enquanto, ainda não são aplicadas multas para quem excede a velocidade nesses trechos. Segundo a CET, a fiscalização será feita por radares, mas ainda não há data para que funcionem.

A companhia de trânsito diz que instalou 136 placas de sinalização para informar sobre as mudanças. A medida, diz a CET, foi feita para reduzir acidentes e atropelamentos e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

A previsão é que a arrecadação com multas de trânsito em São Paulo aumente 28,6% no próximo ano.

Pela proposta de Orçamento enviada à Câmara, esse valor deve atingir R$ 1,2 bilhão, ante os R$ 925 milhões previstos para 2013.


Endereço da página: