Folha de S. Paulo


Manifestação termina com tumulto na região central de São Paulo

Um grupo de manifestantes provocou um princípio de tumulto na noite desta segunda-feira na região central de São Paulo. Por volta das 21h40, uma pessoa que estava entre o grupo que fechava a av. Ipiranga jogou um objeto contra policiais, que revidaram com uma bomba de gás lacrimogêneo.

Após o princípio de tumulto, os manifestantes, que incluíam "black blocs", saíram correndo, e policiais militares fizeram buscas por ruas da região central. Um grupo com cerca de dez pessoas que estava em um bar na rua Dom José de Barros foi abordado e revistado por PMs, mas foram liberados em seguida.

Segundo a Polícia Militar, os mascarados estavam infiltrados entre os manifestantes que protestavam pela educação e contra o leilão do pré-sal. Eles passaram pela avenida Paulista e pela rua da Consolação, que foram parcialmente fechadas, antes de o grupo chegar à praça da República.

Na República, os manifestantes começaram a dispersar, e os "black blocs" passaram a bloquear a avenida Ipiranga. Uma grande quantidade de policiais militares acompanhava o protesto. Seguranças também se deslocaram para proteger a entrada do metrô contra tumultos e atos de vandalismo.

PROTESTO

A convocação para o protesto que precedeu o tumulto foi feita pelas redes sociais, que aponta como algumas das principais reivindicações do grupo o reajuste salarial dos professores, explicações do governo sobre a contaminação no solo da USP Leste, fim da progressão continuada de alunos, entre outros.

Os organizadores dizem também que o leilão do pré-sal --ocorrido nesta segunda-- é uma traição a trabalhadores, estudantes, aposentados e jovens do país.


Endereço da página:

Links no texto: