Folha de S. Paulo


Após protesto, ativistas liberam Raposo Tavares na altura de São Roque (SP)

Ativistas de defesa dos animais bloqueiam as duas pistas da rodovia Raposo Tavares na altura do km 56, em São Roque (SP). Eles participam de manifestação contra o uso de cães em testes feitos pelo Instituto Royal desde a manhã deste sábado (19).

Por volta das 14h, o trânsito já estava praticamente normalizado.

Aproximadamente 500 manifestantes tentaram entrar no instituto, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que está protegendo o local. Parte deles resolveu ocupar a rodovia, causando uma lentidão de pelo menos dois quilômetros no tráfego, tanto no sentido interior como no da capital.

O instituto virou alvo de protesto depois que um grupo de ao menos cem ativistas o invadiu e resgatou 178 cães da raça beagle na madrugada da última sexta-feira (18). Os animais eram usados em pesquisas para empresas.

Em agosto do ano passado, cerca de 200 manifestantes de diversas ONGs de proteção aos animais foram até o portão da empresa, onde quatro seguranças estacionaram o carro em frente ao portão de entrada para evitar arrombamentos.

OUTRO LADO
O advogado do Instituto Royal afirmou que o local "passa por constantes vistorias e nunca foi encontrada irregularidade".

Segundo ele, todas as atividades com animais desenvolvidos no instituto são regulares, certificadas e tocadas por profissionais qualificados, com ampla experiência e reconhecimento.

O laboratório registrou um boletim de ocorrência e aguarda o resultado de inquérito policial para decidir se vai adotar alguma medida jurídica. "Equipamentos de laboratório, computadores, medicamentos e outros objetos ou foram levados ou foram destruídos. Várias salas foram arrombadas. Ainda não foi calculado o prejuízo."

Segundo o promotor do Meio Ambiente de São Roque, Wilson Velasco, que investiga indícios de violação dos direitos dos animais por parte do instituto, laudos de veterinários comprovaram que o espaço estava dentro das normas exigidas.

Com informações da Agência Brasil


Endereço da página:

Links no texto: