Folha de S. Paulo


Após vigília, ativistas organizam protesto em frente ao Instituto Royal em São Roque (SP)

Cerca de 50 ativistas de defesa dos animais passaram a noite em vigília em frente ao Instituto Royal, no Jardim Cardoso, em São Roque (a 66 km de São Paulo), de acordo com a Polícia Militar.

O grupo permanece no local, onde deve ocorrer uma manifestação contra o uso de cães em testes feitos pelo instituto a partir das 10h da manhã deste sábado (19). Mais de 9.000 pessoas haviam confirmado participação no protesto pelo Facebook.

Na madrugada da última sexta-feira (18), um grupo de ao menos cem ativistas invadiu o instituto e resgatou 178 cães da raça beagle, usados em pesquisas para empresas farmacêuticas.

Não é a primeira vez que o instituto é alvo de protestos. Em agosto do ano passado, cerca de 200 manifestantes de diversas ONGs de proteção aos animais foram até o portão da empresa, onde quatro seguranças estacionaram o carro em frente ao portão de entrada para evitar arrombamentos.

OUTRO LADO
O advogado do Instituto Royal afirmou que o local "passa por constantes vistorias e nunca foi encontrada irregularidade".

Segundo ele, todas as atividades com animais desenvolvidos no instituto são regulares, certificadas e tocadas por profissionais qualificados, com ampla experiência e reconhecimento.

O laboratório registrou um boletim de ocorrência e aguarda o resultado de inquérito policial para decidir se vai adotar alguma medida jurídica. "Equipamentos de laboratório, computadores, medicamentos e outros objetos ou foram levados ou foram destruídos. Várias salas foram arrombadas. Ainda não foi calculado o prejuízo."

Segundo o promotor do Meio Ambiente de São Roque, Wilson Velasco, que investiga indícios de violação dos direitos dos animais por parte do instituto, laudos de veterinários comprovaram que o espaço estava dentro das normas exigidas.

Ele disse que a invasão do Instituto Royal fez com que se perdesse qualquer materialidade do crime de maus-tratos.


Endereço da página:

Links no texto: