Folha de S. Paulo


Ministro da Justiça diz que fraude com diploma não afeta Mais Médicos

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que as investigações da Polícia Federal sobre tentativas de fraudes no Revalida em Mato Grosso não atingiram o Programa Mais Médicos.

De acordo com ele, 41 brasileiros tentaram revalidar diplomas "questionáveis" de medicina obtidos na Bolívia de forma fraudulenta na Universidade Federal do Mato Grosso. A universidade fez um relatório sobre o problema à Polícia Federal em junho que, então, abriu inquérito para apurar o crime. Hoje pela manhã foram cumpridos mandados de busca e apreensão na operação denominada "Esculápio".

Polícia Federal identifica fraude em diplomas de médicos formados no exterior

Segundo o ministro, ainda será investigado se a quadrilha conseguiu validar algum diploma de forma fraudulenta para o trabalho no país.

Mas ele garantiu que nenhum profissional entrou no Programa Mais Médicos por essa forma. Segundo ele, a polícia identificou que a quadrilha estava tentando obter entrada nesse programa através de decisões judiciais. Mas o programa não admitiu a entrada de nenhum médico por decisão da Justiça.

"Todas as decisões judiciais sobre o Mais Médicos foram derrubadas pela AGU e pelo Ministério da Saúde", afirmou Cardozo.

O ministro da Justiça afirmou que conversou pela manhã com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os dois chegaram ao entendimento que a operação ajudaria o Mais Médicos já que evita a tentativa de entrada de mau profissionais no programa.

Cardozo não quis comentar sobre a suposta participação de diplomatas bolivianos na fraude.

Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal apreende documentos falsos usados para revalidar diploma de médicos formados no exterior
Polícia Federal apreende documentos falsos usados para revalidar diploma de médicos formados no exterior

Endereço da página:

Links no texto: