Folha de S. Paulo


Primeira rodada do Mais Médicos tem 1.258 profissionais confirmados

A primeira fase do programa Mais Médicos registrou a participação de 1.258 profissionais, entre aqueles formados no Brasil e no exterior. Desse total, 681 são médicos intercambistas (a maior parte deles, de Cuba).

Os outros 577 são médicos com diploma nacional e estão atuando em postos de saúde desde o início de setembro. O número consolidado de participantes da primeira etapa foi divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde.

'Não aderimos ao programa Mais Médicos', afirma presidente do CFM
Câmara conclui votação de Mais Médicos; texto segue para o Senado

Lançado em julho pelo governo federal, o Mais Médicos tem o objetivo de aumentar a presença desses profissionais no interior do país e em periferias de capitais. O programa deve ser uma das bandeiras da campanha de Dilma Rousseff à reeleição.

Num primeiro momento, 1.096 médicos formados no Brasil eram esperados na primeira etapa do programa, mas apenas 52,6% desse total efetivamente ingressou no programa. Cabe às prefeituras informar ao Ministério da Saúde o total de profissionais que efetivamente está trabalhando na atenção básica por meio do programa --a bolsa mensal de R$ 10 mil é paga pelo governo federal.

O programa já ingressou em sua segunda fase, que conta com 2.149 médicos formados no exterior (2.000 deles de Cuba) e 416 médicos com diploma nacional --ainda não se sabe quantos desses efetivamente apareceram.

Ao todo, 4.025 municípios e 35 distritos indígenas solicitaram 16.625 médicos. Até o momento, se somados os profissionais da primeira e segunda fase do programa, apenas 23% dessa demanda foi atendida.


Endereço da página:

Links no texto: