Folha de S. Paulo


Arquiteto questiona se Brasil vive crescimento do espetáculo

O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo, José Américo Cruz, quer aproveitar a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, que se inicia no próximo sábado (12), para aproximar o que está sendo pensado para o desenvolvimento urbano da população em geral.

Ele afirmou nesta quarta-feira (9), durante em sua palestra sobre a bienal, cujo tema é "Cidades, modos de fazer e modos e usar", no Fórum de Mobilidade Urbana da Folha, que quer mostrar o trabalho de 30 arquitetos que viajaram o país, retratando desde as desapropriações para a Copa no Rio de Janeiro, até a urbanização de pequenas cidades de Pernambuco, onde há uma grande atração de investimentos.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

A ideia, segundo o arquiteto, é questionar o momento pelo qual o país vive. "Este é o espetáculo do crescimento ou o crescimento do espetáculo?". Para ele, a bienal não é para arquitetos e, sim, para a população em geral. "Serve para disponibilizar o que o arquiteto desenvolveu na universidade para aumentar a compreensão do desenvolvimento urbano", disse.

Durante a bienal, a sede da Associação Parque Minhocão, apartamento localizado na altura do elevado Costa e Silva, estará disponível para visitação após recente reforma. Para o arquiteto, o viaduto é uma das máculas da cidade e seu uso precisa ser repensado. A intervenção está dentro da proposta da bienal em mostrar as contradições da cidade e propor soluções arquitetônicas.

EVENTO*

A abertura da Bienal acontece às 19h deste sábado (12), no Centro Cultural São Paulo. Faz parte da programação uma exposição audiovisual sobre a "Casa Bola", construída na década de 70 no Jardim Europa, e sobre a Casa Moriyama, projetada 2005.

Veja o especial sobre mobilidade urbana

Também estará em pauta o novo programa de habitação popular do Estado de São Paulo, o Casa Paulista, que propõe a reocupação do centro de São Paulo. Outro destaque do organização da bienal é um seminário internacional, no dia 24 de outubro no Sesc Pompéia, sobre desenvolvimento urbano e reunirá pesquisadores de Portugal, Espanha, Holanda, Brasil para discutir urbanização em um contexto de grande crescimento brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: