Folha de S. Paulo


Detidos em protesto poderão responder por organização criminosa no Rio

A Segurança Pública do Rio decidiu que, a partir desta quarta-feira (9), serão indiciadas as pessoas flagradas em atos de vandalismo durante manifestações no Estado.

Segundo o "Jornal Nacional", da Rede Globo, eles poderão ser enquadrados na Lei de Organização Criminosa (12.850/2013), em vigor desde 19 de setembro. A pena pode chegar a oito anos de cadeia.

A medida foi anunciada um dia após confronto entre os "black blocs" e a Polícia Militar no centro do Rio, ao final do protesto pacífico de professores da rede pública de ensino, em
greve há 50 dias.

Por volta das 20h desta segunda-feira, quando os profissionais de educação já haviam deixado o centro, um grupo de mascarados passou a atirar coquetéis molotov e bombas caseiras em direção ao prédio da Câmara Municipal.

Prédios públicos, agências bancárias e consulados foram atacados. De acordo com a Polícia Civil, 28 ônibus foram depredados.

A Polícia Civil informou ainda que 18 pessoas foram detidas durante a manifestação e liberadas mais tarde.

Segundo a PM, a mobilização dos professores reuniu 10 mil pessoas. O sindicato da categoria estimou a participação de 50 mil pessoas.


Endereço da página: