Folha de S. Paulo


Cabral elogia ação da PM e prega ação contra 'black blocs' no Rio

O governador Sérgio Cabral (PMDB) apoiou a ação da Polícia Militar durante a manifestação desta segunda-feira (7). Segundo ele, a orientação que passou era que fosse garantido protesto mas que houvesse ação contra os atos de vandalismo.

"A PM primeiro se posicionou de maneira muito correta garantindo a manifestação tranquila. O que nós estamos assistindo em algumas cidades são grupos que querem gerar o caos urbano. Como disse lá atrás (há dois meses em cerimônia no Palácio Guanabara) são segmentos ideológicos que desejam o caos das instituições. A grande população repudia isso. A população quer enfrentar o dia a dia", disse na inauguração do Hospital da Criança, em Vila Valqueire, na zona oeste do Rio.

Centro do Rio amanhece com rastro de destruição após protesto
Vandalismo passou dos limites, diz Alckmin sobre protestos em SP

Na segunda-feira, após atacar policiais posicionados diante da sede da PM no Rio, os manifestantes mascarados começaram a depredar agências bancárias, atirar coquetéis molotov no Clube Militar e no consulado americano, além de incendiar um ônibus no Centro do Rio.

"Essas ações se notabilizaram no Rio e em São Paulo. As autoridades tem que ter capacidade de sempre garantir a democracia para as manifestações legítimas. Mas quem pode falar da ação técnica da PM é a Secretaria da Segurança Pública. Não sou um técnico da segurança pública. Sou um democrata. O que oriento é garantir as manifestações e impedir o caos urbano", disse o governador.

Cabral voltou a lembrar que os jovens mascarados adeptos da filosofia 'black bloc' tem conexão com grupos internacionais que pregam o ataque às instituições.

"São repugnantes, anti-democráticos. É hora de avançar e não de retroceder com este tipo de grupo", afirmou Sérgio Cabral.


Endereço da página:

Links no texto: