Folha de S. Paulo


Médicos protestam no Rio por falta de comprovação técnica de profissionais estrangeiros

Dezenas de médicos realizam um protesto na tarde desta terça-feira, no centro do Rio, contra a falta de comprovação técnica dos estrangeiros contratados pelo programa Mais Médicos.

A manifestação acontece próximo a sede do Ministério da Saúde no Estado. Por volta das 13h, eles gritavam palavras de ordem e pedem medidas emergências contra o projeto apontado como "eleitoreiro". Uma carta de alerta a população era distribuídas aos pedestres.

"Essa grande farsa, de cunho circunstancial e coincidente com o período das eleições de 2014, é apresentada como se os problemas da saúde fossem os médicos e isenta o governo federal de sua responsabilidade em garantir atendimento de qualidade. A falta de comprovação técnica desses médicos (contratados pelo programa Mais Médicos), por exames de revalidação de seus diplomas, poderá levar a graves danos para o povo brasileiro", diz a carta assinada pela Federação Nacional dos Médicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, dos 22 estrangeiros contratados para trabalhar no Estado do Rio pelo Programa Mais Médicos, apenas 10 foram ao Cremerj ( Conselho Regional de Medicina) na tentativa de tirar registro provisório. Mesmo assim, eles não levaram as documentações necessárias e, por isso, nenhum deles conseguiu o documentos.

"É um projeto com conteúdo eleitoreiro, não é sério. Fizeram um curso relâmpago, sem que nenhuma instituição médica conseguisse conversar com esses médicos estrangeiros. É uma vergonha que o governo brasileiro esteja patrocinando um projeto desse", disse Darze.


Endereço da página: