Folha de S. Paulo


Manifestantes atacam Consulado dos EUA no Rio

O Consulado dos EUA no Rio de Janeiro foi atacado por volta das 21h30 desta segunda-feira (7) por manifestantes mascarados. Pelo menos dois coquetéis molotov foram lançados no prédio, que fica localizado na avenida presidente Wilson, no centro do Rio.

Antes, a sobreloja do Clube Militar teve as vidraças quebradas e um coquetel molotov lançado para dentro do prédio. O fogo foi contido. Minutos depois, um ônibus foi incendiado na avenida Rio Branco, a principal da região central da cidade.

Por causa da repressão policial, dezenas de mascarados seguiram correndo para a Lapa, região boêmia, também no centro. Os restaurantes fecharam suas portas. Os manifestantes quebram telefones públicos e colocam fogo em lixo espalhado no meio da avenida.

A confusão marcou o final do encerramento do protesto de apoio à greve dos professores das redes de ensino estadual, que transcorreu por cerca de duas horas pacificamente.

A Câmara Municipal foi o primeiro local a ser atacado. Os mascarados lançaram bombas caseiras e coquetéis nas entradas laterais do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo municipal

A ação teve início por volta das 20h. A Tropa de Choque só reagiu aos ataques às 20h27.

As cenas de vandalismo no centro da cidade voltaram a se repetir após os confrontos com a PM registrados no protesto dos educadores na semana passada.

Desta vez, sindicalistas, estudantes e representantes de movimentos sociais se juntaram aos professores na mobilização, que começou na praça da Candelária e reuniu 10 mil pessoas, de acordo com a PM. Já o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ), estimou que mais de 50 mil pessoas participaram da manifestação.


Endereço da página:

Links no texto: