Folha de S. Paulo


PF faz operação para combater tráfico internacional de fósseis

A Polícia Federal fez ontem (6) uma operação para desarticular uma organização criminosa internacional especializada no contrabando de pedras semipreciosas e fósseis brasileiros.

De acordo com a PF, a investigação começou há cerca de um ano após serem apreendidas pedras semipreciosas enviadas ilegalmente para o exterior por meio postal. Durante a investigação, foram apreendidos aproximadamente mil fósseis pelas autoridades francesas que seriam destinados a museus na Alemanha e no Reino Unido.

Alguns dos investigados já haviam sido presos anteriormente por extração e posse de fósseis, que são bens da União, não podendo ser objeto de comércio ou exportação. Entre os presos, há um estrangeiro que cuida de museus paleontológicos nos Estados Unidos e na China.

Segundo a PF, foram cumpridos sete mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro.

Os investigados vão responder por crimes de furto qualificado de bem da União, receptação, contrabando e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem atingir 20 anos de prisão.

Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal faz operação para prender organização criminosa especializada no contrabando de pedras semipreciosas e fósseis
PF faz operação para prender organização criminosa especializada no contrabando de pedras semipreciosas e fósseis

Endereço da página: