Folha de S. Paulo


Índios deixam a Paulista e fecham a av. Brigadeiro em protesto

Os cerca de 500 indígenas que protestavam na avenida Paulista, na região central de São Paulo, liberaram a via e passaram a bloquear os dois sentidos da avenida Brigadeiro Luís Antônio, por volta das 20h desta quarta-feira.

Segundo a Polícia Militar, o grupo protestava contra a PEC 215 (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional e possibilita a revisão das terras já demarcadas.

O grupo se reuniu no vão livre do Masp (Museu de Artes de São Paulo) por volta das 15h. A avenida Paulista foi fechada primeiro no sentido Consolação e depois no sentido Paraíso. Não foi informado, porém, qual o destino final do grupo.

Em toda a cidade de São Paulo, havia 63 km de lentidão às 20h, o que corresponde a 7,3% dos 868 km de vias monitoradas. O índice estava abaixo da média do horário, que é de 7,7%. A pior região era a zona sul, com 25 km de congestionamento.

A pior via era o corredor norte-sul, com 5,7 km de congestionamento no sentido aeroporto. As filas iam do viaduto Santa Generosa até o viaduto João Julião da Costa Aguiar.

J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress
Indígenas fazem manifestação e fecham pista da avenida Paulista, na região central de São Paulo
Indígenas fazem manifestação e fecham pista da avenida Paulista, na região central de São Paulo

Endereço da página: