Folha de S. Paulo


Alunos usam placa de trânsito para tentar arrombar porta da USP; veja vídeo

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) usaram uma placa de trânsito e um skate para tentar arrombar, ontem à tarde, a porta da sala onde ocorria a reunião do Conselho Universitário da instituição.

Os alunos ocupam a reitoria da USP desde ontem e, em assembleia com cerca 1.000 estudantes, decidiram entrar em greve. Eles pedem eleição direta para reitor.

Alunos em greve continuam com invasão na reitoria da USP

A reunião do Conselho Universitário discutia o formato das próximas eleições, que devem ocorrer ainda neste mês. Representantes dos alunos, que tem seis membros no conselho, pediram que a reunião fosse aberta ao público, mas 94 conselheiros votaram contra --20 a favor.

Os representantes dos alunos então deixaram a reunião e a confusão começou do lado de fora. Alguns estudantes mascarados tentaram arrombar a porta do conselho.

Usaram uma placa de trânsito arrancada de uma rua e até um skate. Sem sucesso.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

ELEIÇÃO

Atualmente, as eleições para reitor na USP têm dois turnos. No primeiro, os 1.925 eleitores escolhem três nomes. Os mais votados vão para o segundo turno, em que participam 330 eleitores entre alunos, professores e funcionários.

Depois, o governador do Estado escolhe um entre uma lista de três nomes. Os manifestantes querem o fim dessa lista tríplice. O atual reitor da USP, João Grandino Rodas, foi escolhido, pelo então governador José Serra (PSDB), em 2009 mesmo não tendo sido o mais votado. Ele fica no cargo ate janeiro do ano que vem.

Atualmente, professores, alunos e funcionários participam apenas indiretamente do processo, por meio de representantes em conselhos --que são os que escolhem o nome do dirigente.

No fim da tarde de ontem, a USP divulgou mudanças nas eleições. A escolha caberá a uma Assembleia Universitária, formada pelo Conselho Universitário, por conselhos centrais (das unidades), conselhos dos institutos e museus e outros.

O processo também passou de dois turnos para turno único e haverá uma consulta em caráter apenas informativo à comunidade da USP (o que inclui alunos e funcionários). A lista tríplice não sofreu alterações.


Endereço da página:

Links no texto: