Folha de S. Paulo


Após reunião, Conselho da USP decide eleger novo reitor em turno único

O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) decidiu, em sessão nesta terça-feira, que o próximo reitor e vice-reitor da universidade sejam eleitos em apenas um turno.

Uma assembleia universitária, formada por cerca de 1.925 pessoas, elegerá o novo reitor. Depois, os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da universidade serão consultados sobre as escolhas, de forma informativa, para que a decisão final seja tomada.

Outra mudança é que, a partir da próxima eleição, os candidatos se inscrevam e informem sua chapa, com um programa de gestão a ser implementado caso sejam eleitos. Antes, todos os professores da USP poderiam receber votos, sem precisar de chapa.

Os candidatos também deverão deixar funções de chefia ou direção a partir da candidatura.

A USP informou que ainda fará uma série de debates para discutir o novo formato de eleição, que ainda não tem foi definida. O mandato do atual reitor, João Grandino Rodas, vigora até o dia 25 de janeiro de 2014.

REITORIA OCUPADA

Os estudantes da USP farão uma assembleia na noite de hoje para decidir se manterão a ocupação da reitoria, invadida durante a tarde. A ocupação ocorreu durante a reunião do Conselho Universitário. Os manifestantes querem que as eleições sejam diretas.

"A gente escolhe ate quem vai ser o presidente da república, por que não podemos escolher o reitor para a USP, que é uma universidade publica", diz Luisa D'Avola, estudante de letras e diretora do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Cerca de 400 estudantes participaram da ocupação do prédio da reitoria. Eles usaram marretas para quebrar portas e picharam paredes no interior do local. Policiais militares em três motos e dois carros acompanharam a ato à distância.

O atual reitor da USP foi escolhido, pelo então governador José Serra, em 2009 mesmo não tendo sido o mais votado. Em julho, Rodas disse que pretendia permitir a participação direta de estudantes, professores e funcionários nas próximas eleições para reitor da universidade.

Atualmente, professores, alunos e funcionários participam apenas indiretamente do processo, por meio de representantes em conselhos --que são os que escolhem o nome do dirigente.


Endereço da página:

Links no texto: